A Rupestre foi a responsável pelo tratamento das fotografias dos livros “Cotidianos no Sagrado do Vale” e “O Espelho das Lembranças: Memórias do Vale“, do fotógrafo Lori Figueiró.
Nascido em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, o fotógrafo e vídeo documentarista é também autodidata e membro fundador do Centro de Cultura Memorial do Vale, organização não governamental com sede em São Gonçalo do Rio das Pedras.
Há mais de uma década, Lori capta com suas lentes e perpetua em registro impresso, a memória coletiva dos movimentos do viver da gente do cerrado, seus costumes, vivências e trocas de novos e velhos tecendo diante dos olhos e mentes uma colcha de retalhos: retalhos de vidas, de lendas, dizeres, danças, contos, cantos e encantos… histórias oriundas de um sentimento de pertença que parte do local perpassando o universal.
Suas fotografias têm corpo e alma, têm a energia da vivência em comunidade, da experiência do dividir quando o pensamento é somar. Revelam um propósito de celebrar a comunhão de saberes e de ritmos comparada a um cirandar, a brincadeira de rodas que precisa, antes de tudo, de um “dar as mãos” para ter início e fluir colorida, amalgamada de sons: o som dos cantos, ao mesmo tempo plural e singular; o som solene e alegre dos benditos que reverenciam os santos e entidades protetoras desse mesmo saber; o som inconfundível das rodas de samba. Todos perpetuados pela oralidade e “cuidado” com os que têm, além da sensibilidade, respeito pelo fazer do outro, que não difere em nada do seu.
Os livros estão disponíveis e podem ser adquiridos diretamente com o autor através do email contato@lorifigueiro.com.br .
— Lori Figueiró
www.lorifigueiro.com.br